Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

Como tudo começou


Tudo partiu de um Projeto desenvolvido no ano de 2009, na Escola Municipal Augusto Severo em Parnamirim-RN, numa turma do 4º ano,  com alunos na faixa etária de oito a treze anos de idade. O projeto nasceu da necessidade de ter um lugar fora da sala de aula para os momentos de leitura, já que a escola não possui uma Biblioteca e sim um espaço que virou um deposito de objetos e livros didáticos. Foi dado ao Projeto o nome “Caixa de Leitura: Uma Biblioteca Móvel”, por ficarem em uma caixa os livros paradidáticos. 
Inicialmente, saíam-se todas às sextas-feiras com a caixa de leitura, repleta de livros paradidáticos de autores diversos e dirigia-se para um espaço aberto, ventilado de forma a deixá-los avontade para agrupar-se ou não para ler, para os que não dominavam a leitura estava-se a dispossisão para ler o que eles desejavam.
         Os encontros “Caixa de Leitura”, passaram depois de um tempo a serem no espaço reservado para uma biblioteca ainda não existente, estes encontros despertou cada vez mais o interesse dos alunos em organizar o local, para montar uma biblioteca de verdade, percebe-se que enquanto turma não havia condições de montá-la sozinha, pois as necessidades eram muitas (livros e, mobília). Resolve-se então mobilizar toda escola e vizinhança. O estimulo a leitura foi além, os alunos foram despertado para um desejo maior, o de ter um lugar adequado para ler. 
Para Vieira (2007. P.8):
         Há uma grande necessidade de se pensar na organização e no uso da biblioteca escolar e das salas de leituras. Afinal, grande parte das crianças brasileiras não tem como comprar livros e, como passa considerável tempo de sua vida na escola, esses espaços ganham importância duplamente. 
                                                                                                                           (VIEIRA, 2007 p. 8)
         O autor descreve a realidade das crianças que frequentam uma escola pública, pois conta-se nos dedos as que têm em casa um estimulo para a leitura, muitas não tem como comprar livros e outras faltam nos familiares informações sobre a importância que o livro tem para a vida daquele que ler. É importante que toda escola possua uma biblioteca e que ela seja devidamente organizada e frequentada. A biblioteca deve ser um lugar aberto, que possibilite aos seus frequentadores acesso a uma infinidade de literaturas.
        Então se resolve mobilizar toda escola e vizinhança em prol da biblioteca. Vestidos com fantasias e folheto explicativo pedindo a participação de todos (professores, alunos e demais familiares), na campanha de arrecadação de livro os alunos foram de sala em sala, conscientizando da importância de ter uma biblioteca na escola. Desafiando professores e alunos na campanha para arrecadar o maior número de livros possível, um prazo de quinze dias, para a arrecadação, no final do período cada turma daria conta do número arrecadado de livros.
        A campanha Também se estende as ruas, a escola por está localizada no centro, as visitas se estenderam as residências e ao comércio local.
          Passado o período dos quinze dias, no dia da Bíblia, todos juntos no pátio para a contagem dos livros arrecadados, foi feito um momento festivo e de agradecimento a Deus por todas as bênçãos e pela sua palavra a Bíblia, que é o livro dos livros. Cada sala enfeitou uma caixa e colocou dentro os livros arrecadados por ela, tiveram neste dia também apresentações, premiações e a contagem dos livros doados por professores, alunos, pais e comunidade. 
       Foram arrecadados neste dia (30/09/09), um total de mais de 800 livros. 
      O projeto não ficou reduzido a uma sala de aula, ele se estendeu para toda escola. Outras medidas precisaram ser tomadas para a montagem da sonhada Biblioteca já que se tinham os livros. Desocupa-se o espaço, retirando os livros didáticos e outros objetos que estavam na sala reservada para uma Biblioteca. Deixando o espaço pronto para os reparos que precisam ser feitos. Ficando a montagem da Biblioteca para o ano de 2010.
       É através da leitura que a criança desenvolve a capacidade de analisar as informações de forma critica tirando lições para sua própria vida.